segunda-feira, 26 outubro 2020
Fale Conosco | (24)3343-5229

Internacional

Covid: Portal decreta calamidade e França põe toque de recolher em 9 cidades

14/10/2020 16:40:13

Portugal e França anunciaram nesta quarta-feira (14) medidas para conter uma segunda onda do novo coronavírus nos dois países. Em Portugal, foi decretado estado de calamidade, que vale a partir da zero hora da quinta-feira (hora local). A França decretou toque de recolher por quatro semanas na região que engloba nove cidade, incluindo Paris, Toulouse e Lyon.

O governo português anunciou que as autoridades sanitárias vão intensificar a fiscalização em empresas e, especialmente restaurantes, que poderão ser multadas em até 10 mil euros, o equivalente a R$ 65,5 mil, se descumprirem as determinações. O decreto estabelece que, a partir da zero hora local, passam a ser proibidos ajuntamentos com mais de cinco pessoas em vias públicas e casamentos e batizados com mais de 50 convidados, que precisarão respeitar medidas de distanciamento.

O premiê Antonio Costa classificou como “grave” a evolução dos casos no país. “As pessoas podem estar contaminadas e transmitindo o vírus sem ter consciência por não estarem sentindo nada.

O governo português informou ainda que apresentará ao Parlamento um projeto de lei em regime de urgência tornando obrigatório o uso de máscaras nas ruas – e não somente em ambientes fechados como vem ocorrendo até agora.

Portugal tem cerca de 2,1 mil mortos pela pandemia e em torno de 91 mil infectados.

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

17:15 Polícia