terça-feira, 21 setembro 2021
Fale Conosco | (24)3343-5229

Nacional

Assassino de ex-governador capixaba é condenado a 28 anos de prisão

Gérson Camata foi morto em 2018

04/08/2021 18:39:15

O assassino confesso do ex-governador do Espírito Santo Gerson Camata, Marcos Venicio Andrade, foi condenado a 28 anos de prisão e a pagar R$ 200 mil para a família da vítima. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (4) após o julgamento do caso no Fórum Criminal de Vitória.

Marcos matou o ex-governador com um tiro no ombro, em dezembro de 2018, na Praia do Canto, na capital capixaba. Para o júri popular, que começou na terça-feira (3), foram ouvidas 11 das 12 testemunhas previstas e também o réu.

A motivação para o crime, de acordo com o réu, foi uma denúncia feita por ele contra o ex-governador. A Justiça concluiu que Marcos Venício não tinha provas e bloqueou R$ 60 mil de uma conta bancária dele.

Marcos Venício foi condenado por homicídio duplamente qualificado, com agravante da vítima ser idosa e também por motivo fútil, e por porte ilegal de arma de fogo. O advogado de defesa de Marcos Venício, Homero Mafra, considerou a pena exagerada e informou que irá recorrer da sentença. O réu já estava preso.

A viúva de Gerson, a ex-deputada federal Rita Camata disse, após o julgamento, que a sentença foi justa. "A presença dele com toda família não teremos nunca mais. A gente se sente aliviado com o resultado. Espero que ele [Marcos] possa refletir. Ele disse que não queria fazer o que fez. Espero que Deus o perdoe", declarou.

Marcos Venicio foi assessor de Camata por 19 anos. Em 2009, fez uma denúncia contra Camata, à época senador, afirmando que ele obrigava os funcionários de seu gabinete a usar os próprios salários para pagar suas despesas. A Polícia Civil concluiu que esse foi o motivo do crime e o Ministério Público o denunciou por homicídio qualificado.

Camata atuou na política por 44 anos. Foi vereador, deputado estadual e federal, governador e senador por três mandatos. A reportagem é do G1. (Foto: Polícia Civil / ES)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

13:10 Cidades