quinta-feira, 17 junho 2021
Fale Conosco | (24)3343-5229

Internacional

Biden apoia quebra de patentes de vacinas contra Covid

Decisão é histórica e tem repercussão mundial

05/05/2021 19:27:47

O governo do presidente americano, Joe Biden, anunciou nesta quarta-feira (5) seu apoio à quebra geral de patentes para as vacinas contra a Covid-19, como forma de acelerar a produção e a distribuição de imunizantes no mundo inteiro.

A posição, considerada histórica, teve repercussão imediata no mundo inteiro. A OMS (Organização Mundial da Saúde) classificou a decisão de "monumental". Seu diretor, Tedros Ghebreyesus, citou Biden como "exemplo de liderança internacional" e referência "moral".

Embora considere os direitos de propriedade intelectual importantes para as empresas, o governo americano "apoia a isenção destas proteções para as vacinas para a Covid-19”, disse em comunicado a representante comercial dos Estados Unidos, Katherine Tai. "Trata-se de uma crise sanitária mundial e as circunstâncias extraordinárias da pandemia de Covid-19 exigem medidas extraordinárias", salientou.

Países como Índia e África do Sul estão exigindo a liberação temporária de patentes para acelerar a produção, mas outros países, como a França, são contra. Os franceses defendem o aumento das doações para as nações mais pobres.

As poderosas empresas farmacêuticas se opõem em todo o mundo à suspensão de suas patentes, sob o argumento de que isso desencorajaria a realização de pesquisas caras. Tai reconhece que as negociações na OMC "levarão tempo, considerando o caráter consensual da instituição e a complexidade das questões em jogo".

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

19:42 Polícia