sábado, 25 junho 2022
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cidades

Frio provoca queda nas doações de sangue em Barra Mansa

Com estoque baixo, unidade necessita da doação de todos os tipos

24/05/2022 15:57:54

A queda na temperatura está, mais uma vez, afetando o estoque do Hemonúcleo de Barra Mansa, fazendo diminuir o número de doadores. Para normalizar o estoque de bolsas de sangue e manter o atendimento à Santa Casa do município e hospitais de Valença e Rio das Flores, a coordenação do órgão busca sensibilizar a população sobre a situação.

Segundo a coordenadora do Hemonúcleo, Thaís Mendes, nesta época do ano existe uma tendência de redução no quantitativo de doadores: “Com o frio, as pessoas adotam um comportamento mais caseiro. Outras situações também prejudicam as doações, como as condições gerais de saúde. Neste período, os quadros de resfriados e sintomas gripais estão mais presentes, o que cria um quadro desfavorável para a doação”.

No momento, o banco de sangue necessita da doação de todos os tipos sanguíneos, especialmente “O positivo” e “O negativo”. Uma única doação de sangue é capaz de salvar até quatro vidas.

A doação e o processamento do sangue são fundamentais para garantir a disponibilização de componentes sanguíneos às vítimas de acidentes, a pacientes que passaram por procedimentos cirúrgicos e outras situações clínicas que requerem a transfusão.

Para doar sangue é necessário estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos; pesar no mínimo 50 quilos; não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas; não ter feito tatuagem no último ano e não ter apresentado quadro de Covid-19 nos últimos meses.

O Hemonúcleo de Barra Mansa fica na Rua Pinto Ribeiro, anexo à Santa Casa de Misericórdia, no Centro, e funciona de 7 às 11 horas para a coleta de sangue. (Foto: Chico de Assis)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

13:50 Nacional