Política
Projeto prioriza atendimento a pacientes com câncer em VR
Texto foi aprovado em 2ª votação na Câmara
20/04/2022 09:39:53A Câmara de Volta Redonda aprovou em segunda votação o projeto de lei de autoria do vereador Betinho Albertassi que institui o “Fila Zero”. O programa consiste na obrigatoriedade das unidades de saúde municipais em priorizar o atendimento aos pacientes diagnosticados com câncer no agendamento de consultas ou exames no prazo máximo de 72 horas após o encaminhamento médico.
O projeto, disse o autor, é de extrema importância para os pacientes. Ele cita que, de acordo com dados científicos, a cada quatro semanas de demora no início do tratamento de câncer aumenta a possibilidade de morte aumenta em mais de 13%, além de encarecer os cuidados.
“Queremos agilidade nas consultas e no início do tratamento do câncer, por se tratar de doença agressiva, que requer total atenção do Poder Público, com o objetivo de curar os pacientes”, justificou o vereador.
O tempo médio para diagnóstico do câncer no Brasil é, lembrou, de 270 dias na rede pública de saúde. Essa demora faz com que cerca de 80% dos pacientes com algum tipo da doença comecem o tratamento em estágios mais avançados, portanto, com menores chances de cura.
Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), no atual triênio (2020 a 2022), 1,8 milhão de pessoas estão sofrendo com câncer no Brasil.
O projeto agora segue para apreciação do prefeito Antônio Francisco Neto, que tem 15 dias para sancionar ou vetar. (Foto: Divulgação)