Internacional
Terremoto deixa ao menos 950 mortos no Afeganistão
Magnitude atingiu 6,1 graus
22/06/2022 12:12:52Pelo menos 950 pessoas morreram e cerca de 600 estão feridas devido um terremoto de magnitude 6,1 atingir o sudeste do Afeganistão nesta quarta-feira (22), informaram autoridades do país. É o pior terremoto enfrentado pelos afegãos desde 2002 e estima-se que o total de mortos deve ser bem maior.
"O número de mortos deve aumentar, já que algumas vilas estão em áreas remotas nas montanhas e leva-se algum tempo para coletar detalhes", afirmou o ministro do Interior, Salahuddin Ayubi.
O terremoto foi registrado a uma profundidade de 10 km, por volta de 1h30min desta quarta-feira, perto da fronteira com o Paquistão, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Um segundo terremoto, de magnitude 4,5, foi registrado numa região próxima, ao mesmo tempo, também segundo o USGS.
Fotos de casas destruídas estão em redes sociais. Em alguns vídeos, feridos são vistos sendo colocados em um helicóptero.
O Afeganistão tem um histórico de terremotos, especialmente no maciço de Hindu Kush, que abrange o Afeganistão e o Paquistão. As catástrofes costumam ser devastadoras devido à fraca resistência das casas rurais afegãs. Em outubro de 2015, um poderoso terremoto de magnitude 7,5 sacudiu as montanhas Hindu Kush, causando um total de mais de 380 mortes nos dois países. (Foto: Governo do Afeganistãoi)