sábado, 25 junho 2022
Fale Conosco | (24)3343-5229

Educação

Volta Redonda assina parceria com a UFF

19/03/2022 09:38:48

A Coordenadoria Municipal de Juventude (CoodJuv) e a Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda) firmaram um convênio com o ICEx (Instituto de Ciências Exatas) da UFF (Universidade Federal Fluminense) para ações e projetos. O primeiro a ser aprovado foi o curso pré-vestibular gratuito na cidade. Em princípio, serão ofertadas 40 vagas a serem distribuídas para candidatos previamente selecionados entre estudantes de escolas públicas e estudantes bolsistas de escolas particulares de Volta Redonda.

Os critérios estarão em edital a ser publicado na próxima semana e levarão em conta alunos que já concluíram o ensino médio; alunos que estejam cursando o 3º ano do ensino médio; prioritariamente em vulnerabilidade social.

As inscrições poderão ser feitas pelo site oficial do ICEx-UFF entre os dias 28 deste mês e 8 de abril. A aula inaugural do curso Pré-Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) está marcada para 18 de abril. As aulas serão ministradas às segundas, quartas e sextas, das 18h às 21h, no Colégio Profª Delce Horta Delgado, no Aterrado. O curso para o ano letivo de 2022 vai até o mês de novembro, com recesso de quinze dias em julho. 

De acordo com a coordenadora municipal de Juventude, Larissa Garcez, a parceria com a universidade vinha sendo discutida desde o final do mês passado e, na quarta-feira (9) o projeto foi finalizado. “Esta parceria foi possível graças ao Termo de Cooperação assinado com a UFF em novembro do ano passado. A UFF vem sendo grande parceira do município e nas próximas semanas também vamos divulgar nova parceria com o ICHS (Instituto de Ciências Humanas e Sociais)”, contou Larissa, ressaltando que o objetivo é preparar os alunos para os exames de vestibular de universidades públicas e particulares, em especial o Enem.

“Esse curso, formulado com a participação dos jovens universitários, oferecerá ensino de qualidade e gratuito aos alunos”, acrescentou.

Segundo a organização do projeto o curso vai incluir as disciplinas de Matemática, Física e Química e as aulas serão ministradas pelos universitários com supervisão dos professores. A ação de extensão atende à resolução número 7, de 18 de dezembro de 2018 do MEC (Ministério da Educação), que determina que os universitários apliquem o conhecimento adquirido na comunidade.

A professora da UFF, Lígia Maria Mendonça Vieira, afirmou que uma vez que os jovens mais carentes têm acesso limitado às universidades públicas essencialmente por suas dificuldades sócio-econômicas, torna-se necessário criar alternativas que melhorem sua competitividade de ingresso às universidades e, consequentemente, terem sua inclusão social fortalecida. 

“Entendo que a UFF tem compromissos com a educação de modo geral e de maneira especial com o desenvolvimento de Volta Redonda, consubstanciados por meio de protocolos de cooperação em projetos de ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento tecnológico, produção, informação técnico-científico e educação continuada e permanente. Dessa forma, somam-se os esforços dos professores, técnicos e alunos envolvidos para concretizar o curso Pré-Enem”, afirmou. (Foto: Divulgação)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

12:31 Estado