quarta-feira, 19 janeiro 2022
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cidades

VR: Mulheres marcam, mas não aparecem para exame de mamografia

Secretaria diz que faltas prejudicam atendimento

18/10/2021 15:30:16

O número de mulheres que não comparecem aos exames de mamografia prejudica o atendimento na rede pública de Volta Redonda. Segundo o mais recente levantamento da Secretaria de Saúde, de 20 de setembro ao último dia 15, das 904 mamografias marcadas na rede de saúde, apenas 467 foram confirmadas, apresentando 48,3% de abstenção.

O elevado número de faltas também ocorre na Policlínica da Mulher. Das 597 mamografias marcadas durante o mesmo período, somente 277 foram confirmadas, ou seja, 53,6% das pessoas não compareceram.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Maria da Conceição de Souza Rocha, o elevado número de faltas compromete a prestação do serviço e prejudica as mulheres à espera do atendimento. “Isso compromete tempo e investimentos do serviço público, além de atrasar o acesso de mulheres que estão à espera do exame de mamografia. Devido à pandemia, muitas não fizeram o procedimento. Com intensificação da campanha ‘Primavera Rosa’, estamos ampliando a oferta de vagas, mas precisamos que as mulheres não faltem aos exames”, disse.

A secretária ressalta que as equipes fazem contato com as pacientes por telefone, reforçando a importância do comparecimento na data agendada. Em caso de dúvidas, as mulheres podem procurar o posto de saúde mais próximo de casa.

Para ter acesso ao exame de mamografia e a outros procedimentos de prevenção ao câncer ginecológico na campanha “Primavera Rosa”, as mulheres devem procurar qualquer uma das 46 unidades de saúde ou a Policlínica da Mulher, de 8 às 16 horas. (Foto: Arquivo / Gabriel Borges)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

11:27 Estado